Quem Somos

Andrew J. G. Simpson

Dr. Andrew Simpson foi nomeado Director Executivo e de Programas e Operações do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer (LICR) em 2004, e Diretor Científico em 2007. Como cientista de pesquisa, ele trabalhou anteriormente LICR de São Paulo, no Centro de Pesquisas René Rachou  em Belo Horizonte, no Instituto Nacional de Pesquisa Médica, em Londres (recebendo posição permanente  em 1986) e no Instituto Americano Nacional da Saúde, em Bethesda.

Seu foco de pesquisa no LICR no Brasil foi o desenvolvimento de projetos de genômica em larga escala. Ele liderou uma rede de laboratórios no Estado de São Paulo, que sequenciou o primeiro genoma completo de um fitopatógeno bacteriano, e um programa nacional, que sequenciou o genoma de uma bactéria encontrada na Amazônia. A rede de sequenciamento concebida e organizada por ele foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como modelo para a pesquisa genômica nos países em desenvolvimento. Dr. Simpson também levou o Projeto Humano do Câncer, uma colaboração entre LICR e o Estado de São Paulo, o que gerou uma das maiores contribuições de sequências de transcritos expressos em bancos de dados públicos. Estes dados mais tarde se tornou crucial para a anotação do genoma humano.

Por suas contribuições à ciência do Brasil, Dr. Simpson foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências e a ele foi concedida a mais alta ordem civil desse país, a “Ordem do Rio Branco”.  Atualmente, Dr. Simpson  está combinando seus conhecimentos em genômica, imunologia e ciência programática para coordenar e facilitar programas multidisciplinares globais de LICR com o objetivo de cumprir a missão do Instituto para compreender e controlar o câncer humano.

Link para página (http://www.ludwigcancerresearch.org/)

31/maio/2016